Wolf Clan Brasil

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Serial Experiments Lain


Título original: shirialu ekusuperimentsu lein
Gênero: Mistério, Ficção Científica
Direção: Ry?tar? Nakamura
Estudio:
Exibição: 6 de Julho a 28 de Setembro de 1998
Episódios: 13
Formato: Rmvb

Tamanho: 35 a 40MB cada episodio

Review:

Serial Experiments Lain começa quando as amigas de Lain recebem um e-mail de Chisa Yomoda, uma colegial que havia se suicidado a uma semana atrás. Lain que nunca teve afinidade com os Navis (os computadores da série), pela primeira vez resolve verificar seu e-mail e vê que também havia recebido o e-mail de Chisa.
Conversando com Lain ; Chisa diz que na verdade ela não está morta, mas que apenas abandonou seu corpo, passando a viver na Wired (que na série seria a Internet). A partir desses estranhos fatos, começamos a seguir na série a jornada de Lain tanto na Wired, quanto no mundo real em busca do que realmente aconteceu com Chisa.


Sobre a série
Sendo uma série de difícil compreensão, Serial Experiments Lain pode ser considerado uma série mais adulta, devido a complexidade de sua história,que além de ser muito bem montada, consegue dar vários nós no enredo, fazendo com que você só consiga ligar alguns fatos que ocorrem durante os episódios após ver a série umas 2 vezes.
Além de inúmeros jogos de imagens e cenas "no-sense" que aparetemente não fazem sentido, mas q falam muito sobre a trama. (Se você achava Evangelion complicado, experimenta assistir Lain ^_^).
Tendo um traço super limpo e bem feito, inúmeras cenas em CG super bem mescladas com a animação (chegando ao ponto de você nem saber se tal cena é em CG ou não), além de cenários estatícos e poucos coloridos, mas que servem perfeitamente para a trama que esta ocorrendo durante uma cena.
Serial Experiments Lain passa muito bem os momentos de alucinação que vai ocorrendo durante a série, quase que sendo ao mesmo tempo uma série de terror psicológico.
Usando corretamente os termos ligados a informática (principalmente a parte de Hardware), o que mais impressiona na série é q a ficção passada nela não é muito distante da nossa realidade.

Curiosidades

No primeiro episódio, Weird, a aula de Informática básica apresenta comandos de computador com estrutura similar a linguagem C.

Em outro episódio, Society, pode-se ver Lain programando seu PDA. No caso, a linguagem que aparece a linguagem LISP. Detalhe: Lisp é uma linguagem muito usada em programação para estudos de inteligência artificial e sistemas especialistas, o que aparece bastante em Lain. O programa que aparece na tela é um código exemplo de algoritmos genéticos que pode ser encontrado aqui: http://www.cs.cmu.edu/afs/cs/project/ai-repository/ai/lang/lisp/code/fun/life.cl . Acredita-se que o uso da linguagem LISP é uma referência aos Apple Newton, que tem aparencia parecida com o PDA de Lain e possuiam uma linguagem de programação (Dylan/NewtonScript) com sintaxe derivada do o Lisp.

O sistema operacional fictício utilizado na série, o Copland OS, possui telas geradas pelo NextStep (conforme pode-se ver pela extensão "app" dos arquivos), sistema criado por Steve Jobs após sair da Apple, que mais tarde deu origem ao Mac OS X, que hoje é utilizado nos PCs da marca, como pode ser observado no computador do pai da personagem principal. O nome Copland OS era o codinome de uma versão que estava sendo desenvolvida no começo dos anos 90 que foi engavetada antes de Steve Jobs retornar a Apple. Os computadores também são bem similares aos Apple - sendo os NAVI portáteis baseados nos Apple Newton (inclusive na linguagem de programação, já que eles usavam um dialeto similar ao LISP) e o primeiro computador da personagem principal (o vermelho) sendo baseado no Macintosh comemorativo de Vigésimo Aniversário. A voz que anuncia a série também é produzida pelo Mac OS. é a voz chamada "Whisper", que vem, até hoje, instalado de fábrica. O destaque ao "Be" no "To Be Continued" do final é uma referência ao BeOS, sistema desenvolvido pela empresa de Jean Louis Gasset, importante ex-funcionário da Apple.

Existem outras referências a marca Apple na série, devido ao fato de que seu criador é um usuário ávido dos Macs.

O conceito da "Weird" e do anime em si, foi também influência no desenvolvimento do longa The Matrix (1999) dos diretores Andy Wachowski e Larry Wachowski.


Download:

Rapidshare

Episódio 01 - Weird
Episódio 02 - Girls
Episódio 03 - Psyche
Episódio 04 - Religion
Episódio 05 - Distorsion
Episódio 06 - Kids
Episódio 07 - Society
Episódio 08 - Rumors
Episódio 09 - Protocol
Episódio 10 - Love
Episódio 11 - Infornography
Episódio 12 - Landscape
Episódio 13 - Ego

Uploaded.to

Episódio 01 - Weird
Episódio 02 - Girls
Episódio 03 - Psyche
Episódio 04 - Religion
Episódio 05 - Distorsion
Episódio 06 - Kids
Episódio 07 - Society
Episódio 08 - Rumors
Episódio 09 - Protocol
Episódio 10 - Love
Episódio 11 - Infornography
Episódio 12 - Landscape
Episódio 13 - Ego

Nenhum comentário: